sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Porto de Itapoá

O Porto Itapoá, em Santa Catarina, inaugurado em 22 de Dezembro de 2010, deve entrar em operação no mês de março de 2011.
A movimentação não pôde ser iniciada no terminal devido às obras da Rodovia SC-415, que vai escoar toda movimentação do porto, que estão atrasadas. A estimativa é que 30 navios atraquem por mês, em média, e sejam movimentados cerca de 120 mil contêineres, totalizando R$ 100 milhões no primeiro ano de operação. O investimento é de R$ 475 milhões. O cais conta com 630 metros de comprimento e 43 de largura.

Segundo o vice-presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Euclésio da Silva, "é um porto moderno, com equipamentos de última geração. O cais aliado à profundidade de 16 metros vai permitir com que navios maiores aportem, o que vai melhorar o escoamento na região norte do Estado", diz.

Há atualmente no Brasil 37 portos públicos, entre marítimos e fluviais. Desses, 18 são operados pelos governos estaduais e municipais. Há ainda outros 42 terminais de uso privativo, como é o caso do Porto Itapoá, e três complexos portuários que operam sob concessão à iniciativa privada.

Matéria do site Monitor Mercantil Digital.

Um comentário:

  1. Acompanhando a construção do Porto de Itapoá desde o seu início, me sinto orgulhoso de saber que Santa Catarina foi escolhida para ter um Porto de tamanha importância,logistica e de estrutura física que dispensada de quaiquer comentário. Outrossim por saber que este complexo
    é parte de parceria de conceituados Grupos de expressão dentro do contexto econômico Mundial.

    ResponderExcluir